ENSINO E BIBLIOTECA: DIÁLOGO POSSÍVEL

Autores

  • César Augusto CASTRO Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

biblioteca escolar, história das bibliotecas, relação ensino e biblioteca

Resumo

Análise da trajetória histórica da relação ensino e biblioteca. Enfoca-se a contribuição das bibliotecas dos jesuítas e as maneiras pelas quais estas serviram para atender suas funções educacionais e catequéticas. Trata-se das transformações no diálogo biblioteca e ensino com a chegada da família real e o fortalecimento do mesmo nas últimas décadas na Segunda República e o envolvimento da classe professoral. Discute-se a relevante contribuição dos escola novistas para a criação de bibliotecas escolares no Brasil. Analisa-se o papel das bibliotecas no período populista. Conclui-se que o diálogo escola e biblioteca depende sobremaneira do momento histórico, político e social, que pode constituir-se em relações de plena efervescência ou de total superficialidade.

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Publicado

25-03-2003

Como Citar

CASTRO, C. A. . (2003). ENSINO E BIBLIOTECA: DIÁLOGO POSSÍVEL. Transinformação, 15(1), 1–10. Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6389

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS