A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

  • Carlos Demantova NETO CPqD
  • Rose Mary Juliano LONGO CPqD

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, inovação tecnológica, transferência de tecnologia

Resumo

Nessa quarta "Onda ", a do Conhecimento, sabemos que entre os grandes desafios que devemos enfrentar para a construção de uma sociedade mais moderna, rica ejusta, estão, como ressalta o Relatório para o Desenvolvimento Mundial "Conhecimento para o Desenvolvimento - 1998/1999" 4, preparado pelo Banco Mundial, os da diminuição das "lacunas de conhecimento" e o da eliminação dos problemas defluxo e de acesso às informações. "Embora seja impossível eliminar por completo as deficiências de informação, reconhecê-Ias e enfrentá-Ias é crucial para obter mercados eficientes e, em conseqüência, fundamental para um crescimento rápído, eqüitativo e sustentado ".5 Se o problema das "lacunas de conhecimento" tem conexão estreita com as deficiências de informação, então, nada mais natural que, ao buscar equacionar àquelas, procuremos soluções para corrigir estas. Eliminar as "lacunas de conhecimento", talvez seja uma tarefa quase impossível para os países em desenvolvimento. Minimizá-las, no entanto, é uma possibilidade concreta. Com foco nesse objetivo, a questão central para a qual procuraremos uma resposta ao longo deste trabalho será: Como utilizar de maneira mais eficiente, e com resultados mais eficazes, o estoque de conhecimento tecnológico disponível num país? Na procura de uma reposta para essa questão, analisaremos, de maneira sucinta, alguns detalhes que tipificam o ambiente onde se processa a geração, a comercialização, a transferência e a transformação do conhecimento em inovação, quando, então, ele se transforma em riqueza e produz bem-estar. Conhecidas as particularidades e as peculiaridades desse tipo de mercado, conhecidas as características dos agentes que atuam nesse processo, entendemos que será possível, pela análise dos dados e das informações disponíveis e pela melhor compreensão dos problemas hoje existentes, sugerir caminhos capazes de acelerar epotencializar os beneficios econômicos e sociais advindos da transformação do conhecimento em inovação.

Assim, o objetivo final deste trabalho é apresentar uma proposta que, ao lançar mão dos avanços da Tecnologia da Informação e dasfacilidades oferecidas pelas Redes de Telecomunicações (com seus custos decrescentes e capilaridade mundial), possibilite, pela redução dos problemas de informação, diminuir as "lacunas de conhecimento" e, com isso, maximizar os ganhos da sociedade. pela revelação e pela apropriação mais eficiente do conhecimento já existente, e disponível para intercambio, comércio e transferência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBIERI, José Carlos. "Produção e Transferência de Tecnologia". São Paulo: Editora Ática, 1990.

CONHECIMENTO para o Desenvolvimento - 1998/1999",Revista de Inteligência Empresarial 1(1): 20, out. 1999.

BROWN, Rick. "Managing Technological Innovation", Technology Strategies, abr./1993. FLEURY, Afonso. "Capacitação Tecnológica e Processo de Trabalho". Revista de Administração de Empresas 30(4):23-30, out./dez 1990.

FREEMAN, Cristopher. "La Teoria Económica de Ia Innovación Industrial". Madri: Alianza Universidad, 1975.

GESTÃO do conhecimento, um novo caminho. HSM Management, 22(4):51-64, set./out. 2000.

GESTÃO Estratégica do conhecimento. Maria Tereza Leme Fleury e Moacir de Miranda Oliveira Jr. (Org.) São Paulo: Atlas, 2000.

KNOWLEDGEforDevelopment 1998/1999.World Development Report. Oxford: University Press,set./1998.

KOULOPOULOS,T. As peças do quebra-cabeças do gerenciamento do conhecimento. In: Seminário Internacional do Gerenciamento do Conhecimento. São Paulo: CENADEM,1998.

LONGO, Waldimir Pirró e. "Tecno10gia e Transferência de Tecnologia". São Paulo, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Curso Avançado de Aprimoramento Empresarial, USP/FDTE,1989.

NONAKA, I & TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

SÁBATO, Jorge A. "El Comércio de Tecnologia". Washington: Secretaria Geral da OEA, março de 1972.

SOARES, Maria 1.R. T. "Política Científica e Tecnológica no Contexto de uma Comunidade Econômica Européia". Revista da Administração, São Paulo 25(3):61-68,jul./set. 1990.

Downloads

Publicado

25-11-2001

Como Citar

Demantova NETO, C. ., & Juliano LONGO, R. M. . (2001). A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Transinformação, 13(2), 1–18. Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6457

Edição

Seção

ARTIGOS