Leitura na dislexia do desenvolvimento: o papel da consciência fonêmica e das funções executivas

Autores

Palavras-chave:

Consciência, Dislexia do desenvolvimento, Funções executivas, Leitura

Resumo

Este estudo investigou as correlações e os possíveis déficits em leitura, consciência fonêmica e funções executivas entre estudantes com dislexia do desenvolvimento. Participaram do estudo 28 estudantes, com idade entre 9 e 11 anos, sendo 14 com dislexia do desenvolvimento e 14 sem dificuldade de leitura. Foram utilizados instrumentos específicos para avaliação da leitura, consciência fonêmica e funções executivas. O teste Spearman indicou correlações moderadas e muito significativas entre o desempenho nas tarefas de consciência fonêmica e leitura (reconhecimento e compreensão) e as tarefas que avaliaram o funcionamento cognitivo envolvendo as seguintes funções executivas: flexibilidade cognitiva, memória de trabalho, controle inibitório e fluência verbal ortográfica. Não foi encontrada correlação entre as avaliações de leitura e consciência fonêmica e planejamento com o instrumento Torre de Londres. Os resultados possibilitam hipotetizar que uma intervenção para o desenvolvimento da consciência fonêmica e das funções executivas pode melhorar o desempenho em leitura dos disléxicos.

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Publicado

2023-01-25

Como Citar

MEDINA, G. B. K., & GUIMARÃES, S. R. K. (2023). Leitura na dislexia do desenvolvimento: o papel da consciência fonêmica e das funções executivas. Estudos De Psicologia, 38. Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/estpsi/article/view/7276

Edição

Seção

Seção Temática Leitura, Escrita e Aprendizagem Matemática: Correlatos Cognitivos