Avaliação simultânea de habilidades sociais e problemas de comportamento

escolaridade e gênero

Autores

  • Alessandra Turini BOLSONI-SILVA Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Departamento de Psicologia.
  • Sonia Regina LOUREIRO Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento

Palavras-chave:

Problemas de comportamento, Pré-escolar, Habilidades sociais, Estudantes

Resumo

Objetivou-se comparar as habilidades sociais de crianças pré-escolares e escolares considerando grupos diferenciados por problemas de comportamento e gênero, tendo por referência as avaliações de pais e professores. Participaram crianças de ambos os sexos, 194 avaliadas por pais/cuidadores primários e 294 por professores, dos períodos pré-escolar e escolar. Os resultados indicaram que para pais e professores as crianças sem problemas são mais habilidosas, tanto na pré-escola como na idade escolar. O gênero das crianças diferenciou o repertório de habilidades sociais, segundo os pais, para escolares. Para os professores, em ambos os períodos escolares as meninas foram mais habilidosas e, para pais e professores, os meninos apresentaram mais problemas de comportamento. Esses dados têm implicações para procedimentos de avaliação e intervenção.

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Publicado

2023-03-22

Como Citar

BOLSONI-SILVA, A. T. ., & LOUREIRO, S. R. . (2023). Avaliação simultânea de habilidades sociais e problemas de comportamento: escolaridade e gênero. Estudos De Psicologia, 33(3). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/estpsi/article/view/7975

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA