Influência de intervenções educativas em perfis antropométricos, clínicos e bioquímicos e na percepção de saúde e doença de portadores de hipertensão arterial no contexto da Saúde da Família

Autores/as

  • Ariadne Barbosa do Nascimento EINLOFT Universidade Federal de Viçosa
  • Luciana Saraiva da SILVA Universidade Federal de Viçosa
  • Juliana Costa MACHADO Universidade Federal de Viçosa
  • Rosângela Minardi Mitre COTTA Universidade Federal de Viçosa

Palabras clave:

Educação em saúde, Estratégia Saúde da Família, Hipertensão

Resumen

Objetivo
Analisar a influência de intervenções educativas nos perfis antropométricos, clínicos e bioquímicos, bem como na percepção de saúde e doença de portadores de hipertensão arterial sistêmica no contexto da Estratégia de Saúde da Família.

Métodos
Estudo longitudinal, de intervenção e comparativo, realizado com portadores de hipertensão arterial sistêmica cadastrados e acompanhados pela Estratégia de Saúde da Família do município de Porto Firme, Minas Gerais, Brasil. Realizaram-se intervenções educativas, com duração de 12 meses, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família e durante visitas domiciliárias. Analisaram-se dados socioeconômicos, hábitos de vida, cuidados desaúde, nível de apreensão e conhecimento sobre a hipertensão arterial sistêmica, percepção de saúde e doença, além das variáveis antropométricas, bioquímicas e clínicas, antes e após as intervenções.

Resultados
Ainda que de forma discreta, foi possível perceber melhorias nas avaliações clínicas, bioquímicas e antropométricas. As variáveis índice de massa corporal (p=0,001), circunferência da cintura (p<0,001), glicose (p=0,011), colesterol total (p<0,001), lipoproteínas de alta densidade colesterol (p<0,001) e triglicerídeos (p=0,019) apresentaram diferenças estatisticamente significativas antes e após as intervenções. Os entrevistados mostraram incorporação de novos conhecimentos ao significado da hipertensão arterial sistêmica e a percepção de saúde e doença relacionou-se de forma mais importante com aspectos subjetivos da experiência vivencial e com a qualidade de vida em detrimento das questões biológicas e médicas.

Conclusão
As intervenções educativas demonstraram importante potencial no enfrentamento da hipertensão arterial sistêmica ao promoverem alterações positivas nos perfis analisados; contudo, seu efeito tem forte relação com a continuidade das ações.

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Publicado

2023-03-28

Cómo citar

Barbosa do Nascimento EINLOFT, A. ., Saraiva da SILVA, L. ., Costa MACHADO, J. ., & Minardi Mitre COTTA, R. (2023). Influência de intervenções educativas em perfis antropométricos, clínicos e bioquímicos e na percepção de saúde e doença de portadores de hipertensão arterial no contexto da Saúde da Família. Revista De Nutrição, 29(4). Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/nutricao/article/view/8091

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Sección

ARTIGOS ORIGINAIS