As dimensões sociais dos gêneros musicais: porque os sistemas de classificação comercial e não comercial variam

Autores

  • Rose Marie SANTINI Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Classificação colaborativa, Indústria fonográfica, Música popular, Sistemas de classificação

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a construção colaborativa de sistemas de classificação no campo da música popular e discutir de que forma podem diferir daqueles enunciados e orientados pela indústria da música até então. Portanto, comparou-se a classificação colaborativa da música popular que emerge na Internet com aquela utilizada pela Indústria Fonográfica, a partir de dados coletados em dois websites: Last.fm e Al!Music. A partir dessa comparação, verificou-se as diferenças existentes entre os critérios de classificação utilizados pelos usuários e os prircípios comerciais de classificação encontrados nos ca:álogos das gravadoras e editores musicais. Os resultados encontrados apontam para uma discrepância entre os critérios utilizados pela Indústria para classificar artistas pertencentes a um mesmo gênero musical e/ou segmento de mercado e aqueles associados pelos usuários e realmente percebidos, apreciados e consumidos por um mesmo público.

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Publicado

25-05-2013

Como Citar

Rose Marie SANTINI. (2013). As dimensões sociais dos gêneros musicais: porque os sistemas de classificação comercial e não comercial variam. Transinformação, 25(2). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/10444

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS