As dimensões sociais dos gêneros musicais: porque os sistemas de classificação comercial e não comercial variam
Palavras-chave:
Classificação colaborativa, Indústria fonográfica, Música popular, Sistemas de classificaçãoResumo
O objetivo do artigo é analisar a construção colaborativa de sistemas de classificação no campo da música popular e discutir de que forma podem diferir daqueles enunciados e orientados pela indústria da música até então. Portanto, comparou-se a classificação colaborativa da música popular que emerge na Internet com aquela utilizada pela Indústria Fonográfica, a partir de dados coletados em dois websites: Last.fm e Al!Music. A partir dessa comparação, verificou-se as diferenças existentes entre os critérios de classificação utilizados pelos usuários e os prircípios comerciais de classificação encontrados nos ca:álogos das gravadoras e editores musicais. Os resultados encontrados apontam para uma discrepância entre os critérios utilizados pela Indústria para classificar artistas pertencentes a um mesmo gênero musical e/ou segmento de mercado e aqueles associados pelos usuários e realmente percebidos, apreciados e consumidos por um mesmo público.
Downloads
Referências
ALLMUSIC LDT. Coverage statistics. 2009. Available from: . Cited: Mar. 22, 2009.
BECKER, HS. Art worlds. Berkeley: University of California Press, 1982.
BERlSTEIN, B. Class, codes and contrai. Boston: Routledge, 1973.
BOURDIEU, P The field of cultural production, or: the economic world reversed. Poetics, n.12, p.311-356, 1985.
DIMAGGIO, PJ Market structures, the creative process, and popular culture. Journal of Popular Culture, v.11, p.436-452, 1977.
DIMAGGIO, P. Classification in art.American Sociological Review, v.52, p.440-455, 1987.
DIMAGGIO, P; STENBERG, K. Conforming and diversity in the american regional stage. ln: BALFE, J.; WYSZOMIRSKI, M. Arr, ideology and politics. New York: Praeger, 1985. p.116-140.
HEBDIGE, D. Subc ulture: the meaning of style. London: Methuen, 1979.
HENNING, V.; REICHELD, J. Mendeley a last.fm for research7 ln: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON E-SCIENCE, 4., 2008, lndianapolis, USA. Procceedings ... lndianapolis: Indiana University, 2008.
LAST. FM. Last.fm: radio announcement. 2009. Availablefrom: . Cited: Mar. 24, 2009.
MILLER, F.; STIKSEL, M.; JONES, R. Last.fm in numbers. London: CB5 1 nterative, 2008.
RICHARD, J. State of the industry 2007-2008: Last HQ. 2009. Available from: . Cited: Dec. 30, 2008.
PETERSON, R.A. The production of cultural change: the case of contemporany countr y music. Sacia! Research, v.45, p.292-314, 1978.
THOMPSON, A.E. Playing tag: an analysis of vocabulary patterns and relationships within a popular music folksonomy. Chapei Hill: University of North Carolina Press, 2008.
WEBER, M. Economy and sociery. New York: Bedminster, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.