DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO NA BIBLIOTECA ESCOLAR

UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO

Autores/as

  • Maria Solange Pereira Ribeiro

Palabras clave:

Livros didáticos, influências tendenciosas, Desenvolvimento de coleção

Resumen

O objetivo foi analisar a coleção de História do Brasil de 5ª e 6ª série do 1º grau existente nas bibliotecas escolares. O foco da análise foi a presença do negro na referida coleção. Para tanto foi utilizada a análise psicolinguística a qual busca descrever o sentido dos verbos nos aspectos denotativo e conotativo nas categorias: social, cognitivo, afetivo e física . A pesquisa apresenta ainda sugestões para selecionar o livro infanto-juvenil, fornecendo ao professor e bibliotecário subsídios para o desenvolvimento da coleção escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CALIFORNIA STATE DEPARTMENT OF EDUCATION. Ten quick waysto analyse children books for racismand sexismo Sacramento, 1988.

FARIA, A.L.G. de Ideologia no livro didático. 2.end. São Paulo: Cortez, 1984 (Coleção polêmica de nosso tempo, 1) .

GONÇALVES, L.A. Oliveira. Combate ao preconceito. Leia, São Paulo, V. 10, n. 57, dez. 1987.

LOURENÇOFILHO, M.B.O ensino e a biblioteca. ln: CONFER~NCIA DA SÉRIE EDUCAÇÃO E BIBLIOTECA, 1944, Rio de Janeiro: Imprensa Nacional. 1944.

McGUIRE, W.J. et aI. The self in society: effects of social contexts on the sense of self. British Journal of social psychology, Lechawarth, v.25, n.2, p.259-270, 1986.

NOSELLA, M. L. C. D. As belas mentiras. São Paulo: Cortez, 1979.

ROSEMBERG, Fulvia. Nossa escola é racista. Entrevista de Adilson Rodrigues. Leia, São Paulo, v.10, n.110, p. 52-53, dez. 1987.

sÁ, Olga de. Cultura + técnica: novo bibliotecário gerando maior informação. Ângulo, Lorena, n. 20, p. 4-6, out/dez. 1983.

VALENTE ,Ana Lúcia. Ser negro no Brasil hoje. 7.ed. São Paulo, Moderna, 1991 (Coleção polêmica de nosso tempo).

WITTER, G.P. Pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e busca de informação. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 7, n.1, p. 5-30, 1996.

Publicado

1994-11-25

Cómo citar

Ribeiro, M. S. P. (1994). DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO NA BIBLIOTECA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO. Transinformação, 6(1/2/3). Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/1640

Número

Sección

ARTIGOS