EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E ENSINO

ANÁLISE DE UMA VIVÊNCIA DO PRISMA DE ALUNOS E PROFISSIONAIS DE 1º E 2º GRAU

Autores/as

  • Silvelene Pegoraro Lamon

Resumen

A Universidade deve pensar e repensar sua integração com o ensino de 1º e 2º graus da mesma forma que pensa sobre si mesma. Entre as perspectivas de ação e de atitudes decorrentes desta suposição surgiu a Coordenado ria de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP de São Carlos que atua integrada ao ensino de 1º e 2º graus. É de fundamental importância conhecer as percepções que alunos e profissionais do ensino têm da mesma. A pesquisa foi realizada junto a alunos, professores, Diretora e Bibliotecária de uma escola de 1º e 2º graus da Rede Pública da cidade de São Carlos (N=125). Predomina entre os alunos o estudo e a pesquisa quando solicitados pelo professor. A Biblioteca Pública é a Instituição de maior apoio para a pesquisa bibliográfica, vindo em seguida a da CDCC onde recorrem a ajuda das Bibliotecárias. Enciclopédias e livros são os materiais mais usados. Das atividades da CDCC "excursões e visitas' são as mais frequentes. Há carências de integração entre as atividades da CDCC e a Biblioteca. A Biblioteca tem um bom conceito entre os alunos e equipe técnica da escola, embora seja insuficientemente conhecida e usada. Foram feitas sugestões para melhoria da atuação da CDCC e em particular de sua Biblioteca.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGUIAR, F. Pelo futuro do futuro: a universidade e o ensino de 1º: e 2º: graus.IN: II FASE DO FORUM SOBRE A LICENCIATURA E A 1!1.JORNADA PELA VALORIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO, 1991, São Paulo. Anais São Paulo: USP, 1991. p. 26-27

CARVALHO, A. C. M. D. de É hora de estudar. Nova Escola, São Paulo, v. 2, n. 17, p. 41, novo 1987.

CELANI, M.A. A. A educação continuada do professor. Ciência e Cultura, S. Paulo, V. 40, n. 2, p.158-163, fev.1988.

DUARTE, E. N. Caracterização e expectativas de usuários da biblioteca "Juarez da Gama Batista", J. Pessoa-PB. João Pessoa,1984.Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia)-Universidade Federal da Paraiba, 1984.

LEME, R. T. S. Comunicação e expressão nas bibliotecas infanto-juvenis: ação e perspectivas de bibliotecários. Campinas, 1988. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia)-Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1988.

ORMASTRONI, M. J. S. A importância do auxilio de uma Universidade na realização de programas extra-escolares de ciências. [s.d:s.It.]. (Monografia não publicada)

PEDRA, N. M. de S. & SAUNER, N. F. de M. A integração dos diferentes graus de ensino: uma possibilidade. Educar, Curitiba, v. 4, n. 2, p.155-175,jul./dez. 1985.

PILETTI, N. A USP e a formação de professores. IN: 11FASE DO FORUM DA LICENCIATURA E A 1ª JORNADA PELA VALORIZAÇÃO DO ENSINODO ENSINO PUBLICO, 1991. São Paulo. Anais... São Paulo, USP, 1991

Publicado

1994-11-25

Cómo citar

Lamon, S. P. (1994). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E ENSINO: ANÁLISE DE UMA VIVÊNCIA DO PRISMA DE ALUNOS E PROFISSIONAIS DE 1º E 2º GRAU. Transinformação, 6(1/2/3). Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/1643

Número

Sección

ARTIGOS