Representações de empreendimentos econômicos solidários sobre a Internet
Palabras clave:
Autogestão, Cooperativismo, Cultura digital, Economia, InternetResumen
A temática deste artigo se insere entre as novas questões geradas pela virtualidade, sobretudo pela crescente migração dos processos comunicacionais e educacionais para a Internet e seu poder de formação de novos espaços institucionais e de novas
subjetividades sociais. Seu objetivo central consistiu em conhecer e analisar representações de empreendimentos econômicos solidários de Belo Horizonte (MG) sobre a Internet. Dada a natureza do objeto, foi necessário se beneficiar das abordagens metodológicas quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado nesse estudo foi o questionário. Concluiu-se, a partir da amostra estudada, que foi intencional e cobriu doze empreendimentos econômicos solidários, que estes demonstram ter representações positivas à inclusão digital, mas não isentas de preocupações e dúvidas sobre o poder e a penetrabilidade dessa tecnologia na sociedade.
Descargas
Citas
ABRANTES, J.C. (Coord). Os jovens e a internet: representação, utilização, apropriação. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2002. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/abrantes-jose-carlos-jovens-Internet.
html>. Acesso em: 5 jul. 2009.
ANDRADE, M.E.A. A informação e o campo das micro e pequenas indústrias da moda em Minas Gerais: a entrada no campo da indústria da moda. Perspectivas em Ciência da Informação, v.7, n.1, p.39-48, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO. Apresenta dados gerais do setor têxtil. Disponível em: <http://www.cedro.ind.br/br/downloads/investidores/ABIT2008.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2009.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VESTUÁRIO. Estrutura da cadeia produtiva têxtil. 2002. Disponível em: <http://www.abravest.org.br>. Acesso em: 22 dez. 2009.
HOW social engagement is changing. Ontario: PostRank, 2010. Available from: <http://www.postrank.com/blog>. Cited: 6 Apr. 2010.
INSTITUTO DE ESTUDOS E MARKETING INDUSTRIAL. Relatório setorial da indústria têxtil brasileira, v. 8, n. 8, 2008.
LANZARINI, J. Vendas pela internet ajudam a alavancar economia solidária no país. Jornal do Brasil, 31 mar. 2003. Disponível em: <http://www.fbes.org.br/boletins/3.htm>. Acesso em: 20 mar. 2007.
MOCHIUTE, T. Conteúdo didático que aproveita potencial da Internet facilita acesso ao conhecimento. 2009. Disponível em: <http://aprendiz.uol.com.br/content/brogodoloc.mmp>. Acesso em: 25 mar. 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Transinformação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.