FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO DA INFORMATION LITERACY, COMPETÊNCIA INDISPENSÁVEL AO ACESSO À INFORMAÇÃO E GERAÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores/as

  • Regina Célia Baptista BELLUZZO Universidade do Sagrado Coração

Palabras clave:

information literacy, formação de professores, ensino fundamental, gestão da informação e do conhecimento, proficiência em informática

Resumen

Área de pesquisa de interesse bastante recente e ainda inexplorada no Brasil, a information literacy, ou seja, a competência no uso da informática, é considerada necessária aos professores do ensino fundamental, posto que relaciona-se à construção de significados a partir da informação, à proficiência investigativa e ao aprendizado independente, assim como ao aprendizado ao longo da vida. Este artigo tem por objetivo contribuir à melhor compreensão dessa matéria, centrando-se na discussão dos aspectos histórico-conceituais pesquisados, necessários à sua teorização, e nas suas possíveis aplicações nas práticas que envolvem a formação contínua dos professores do ensino fundamental, estes, sendo tanto usuários da informação, como geradores de conhecimento.

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Publicado

2004-03-25

Cómo citar

Baptista BELLUZZO, R. C. . (2004). FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO DA INFORMATION LITERACY, COMPETÊNCIA INDISPENSÁVEL AO ACESSO À INFORMAÇÃO E GERAÇÃO DO CONHECIMENTO. Transinformação, 16(1), 1–16. Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6364

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS