PESQUISA DOCENTE NO ESPAÇO CONSTITUTIVO DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL
Palabras clave:
Ensino de Ciências da Informação, pesquisa docente, pesquisa pedagógicaResumen
Este trabalho analisa o tema da pesquisa docente, o modo como ele pode ser percebido em nosso ambiente educacional próximo constituído pelo campo mais amplo das Ciências da Informação realizada no Brasil. Considera as conseqüências dessa percepção e alerta para a necessidade de criar-se um quadro mais favorável à pesquisa; especialmente, à pesquisa voltada para a ação pedagógica, o que viria a fortalecer consideravelmente o ensino de graduação nos cursos da área existentes -e ofertados neste ano de 2002- em 40 Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Descargas
Citas
BAPTISTA, S. Formação profissional e mercado de trabalho. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.23/24, n.3, p.435-438, especial 1999/2000.
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995. p.25.
BERGER P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
BOK, D. Ensino superior. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1988.
BOURDIEU, P. O novo capital. In: BOURDIEU, P. Razões práticas sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. p.35-52.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 2.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. p.505.
CHAUÍ, M. A universidade operacional. ADUNICAMP Publicações. Disponível em: <http://www.adunicamp.org.br/publicacoes/revista1/chaui.htm>. Acesso em: 24 jul. 2002.
DÉBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. p.17.
DINIZ, E. S. Currículo e sociedade: uma análise do ensino de graduação em biblioteconomia na UFPB. João Pessoa, 1998. Dissertação (Ciência da Informação). Universidade Federal da Paraíba, 1998.
DREIFUSS, R. A época das perplexidades: mundialização, globalização, planetarização: novos desafios. Petrópolis: Vozes, 1996. p.328-329.
DUPAS, G. Ética e poder na sociedade da informação: de como a autonomia das novas tecnologias obriga a rever o mito do progresso. 2.ed.rev.ampl. São Paulo: UNESP, 2001.
DWYER, T. Inteligência artificial, tecnologias informacionais e seus possíveis impactos sobre as ciências sociais. Sociologias UFRGS, Porto Alegre, v.3, n.5, p.58-79, 2001.
HABERMAS, J. Teoria de la acción comunicativa. Madrid: Tauros, 1999. 2 v.
KEY, W.B. A era da manipulação. 2.ed. São Paulo: Scritta, 1996. p.30.
LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991. p.164-165.
LIMA, R.M. Ensino de biblioteconomia e realidade social no estado do Amazonas: o aparente e o concreto de uma relação. 1998. Dissertação (Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1998.
MORIN, E. Articular os saberes. In: ALVES, N.; GARCIA, R.L. (Org.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: SEPE, 1999. p.65-80.
MUELLER, S. P. M.; MIRANDA, A; SUAIDEN, E. J. A pesquisa em Ciência da Informação no Brasil: análise dos trabalhos apresentados no IV ENANCIB, Brasilia, 2000. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.23/24, n.3, p.293-308, 1999/2000. Edição Especial.
OLIVEIRA, M. A pesquisa científica na ciência da informação: análise da pesquisa financiada pelo CNPq. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.6, n.2, p.143-156, 2001.
PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PINHEIRO, L.V.R. Infra-estrutura da pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.23/24, n.3, p.367-390, 1999/2000. Edição Especial.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Transinformação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.