ENSINAR E APRENDER: REFLEXÕES ACERCA DA PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Palabras clave:
pesquisa, abordagens de pesquisa, sócio-poética, escuta sensívelResumen
Discute alguns aspectos relativos aos conceitos de pesquisa e suas formas de abordagem -quantitativas, qualitativas e mistas-, apresentando a sócio-poética e o método criativo sensível como alternativas metodológicas para a Ciência da Informação e a Biblioteconomia. Aponta ainda as possíveis causas das dificuldades que os acadêmicos enfrentam no ato de pesquisar, finalizando com algumas reflexões acerca do ensinar e do aprender a pesquisar.
Descargas
Citas
ANDRÉ, M.E.D.A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. 123p.
BARBIER, R. A escuta sensível em educação. Cadernos ANPED, Belo Horizonte, n.5, p.187-215, 1993.
BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2001. 102p.
BEILLEROT, J. La recherche: essai d’analyse. Recherche de Formation, Paris, v.9 p.17-31, Avril 1991.
BORDINI, M.G.; AGUIAR, V.T. Literatura, a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. 176p.
CABRAL, I.E. O método criativo e sensível: alternativa de pesquisa na enfermagem. In: GAUTHIER, J.H.M. Pesquisa em enfermagem: novas metodologias aplicadas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. p.177-203.
DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994. p.255.
DERVIN, B. Users as research inventions: how research categories perpetuate myths. Journal of Communication, v.39, n.3, p.216-232, 1989.
GAUTHIER, J. A socio-poética: fundamentos teóricos, técnicas diferenciadas de pesquisa: vivência. Rio de Janeiro: UERJ/DEPEXT/NAPE, 1996. 83p.
GAUTHIER, J.H.M. et. al. Pesquisa em enfermagem: novas metodologias aplicadas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. 302p.
GAUTHIER, J.; FLEURY, R.M.; GRANDO, B.S. (Org.). Uma pesquisa socio-poética. Florianópolis: UFSC, 2001. 120p.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2001. 107p.
GURVITCH, G. Déterminismes sociaux et liberté humaine. Paris: PUF, 1955. 140p.
HUGHES, J. A filosofia da pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar,1983. 156p.
MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Hucitec, 1993. 80p.
SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento, 1996. 198p.
SERPA, L.F.P. Ciências e historicidade. Salvador: [s.n.], 1991. 120p.
STENHOUSE, L. La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Morata, 1975.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Transinformação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.