AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAGÃO

ESTIMULO OU COERÇÃO

Autores

  • Maria das Graeas Targin Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Pös-graduacão brasileira -Avaliacão, Avaliacäo -Pós-graduação brasileira

Resumo

Considerando a releväncia do artigo cientifico no processo de comunicaeäo cientifica, bem como a representatividade da CAPES na pös-graduacäo brasileira, analisa-se estatisticamenteapossivel relacäo entre avaliacäo atribuida aos cwsos depös-graduacäo pela CAPES e o grau de producäo de artigos de periödicos cientificos impressos e eletrönicos do docente/pesquisador brasileiro, nesta perspectiva: os cursos com menqäo A os produzem mais do que os de mencäo B, estes mais do que os de menqäo C e assim sucessivamente, com a ressalva de quer å época dapesquisa (1997), os conceitos iam de A a E. Trata-se daprodutividade de 540 professores de 60 cursos, distribuidos nas cinco regiöes brasileiras e nas diferentes åreas do conhecimento. No cömputo geral, os resultados näo confirmam a existéncia de relagäo, tanto para os artigos impressos como para os eletrönicos, ou seja, näo hå diferenca significativa entre os grupos. A comparacäo grupo a grupo, no caso dos impressos, mostra que somente os cursos com nota Eproduzem menos do que os A, B, C e D.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON , A. Networks for thinking in cliques?Science, Washington, v. 253, n. 5.019, p. 506, 2 Aug. .1991.

CASTRO, C. de M. Onde estão os puxões de orelha e os prêmios? Veja, São Paulo, v. 31, n. l, p. 86, 7 jan. 1998.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Diretoria de Avaliação. Avaliação da pós-graduação; síntese dos resultados. Brasília: 1995, 49 p,

Catálogo de cursos de mestrado e doutorado. Brasília: 1993. 345 p.

Avaliação internacional da CAPES. [online] Disponível na Internet via WWW. capes. gov.br/perfil/relat_avaliacao/index.htm. Arquivo capturado em 12 de agosto de 1998a.

[Coletânea dos critérios da CAPES]. Brasília: 1998b.

Perfil da pós-graduação. [online] Dispo-nível na Internet viaWWW. capes. gov.br/ scripts/ p_area.idc?cd_area. Arquivo capturado em 23 dejulho de 1998c,

KNUDSEN, D. W. Higher education: let the teachers teach. The Institute, New York, p. 13, Nov- 1995.

LEVIN, A. The log on the library. Johns Hopkins Magazine, Baltimore, p. 12-19, Feb. 1992.

MEADOWS, A. J. Communication research. San Diego: Academic Press, 1998. 266 p,

MUELLER, S. P. M. O crescimento da ciência, o comportamento científico e a comunicação científica: algumas reflexões. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 24, n. l, p. 63-84, jan,/jun. 1995,

PARSONSON, M. Pharaoh, Luther, and todayJEEE Spectrum, New York, p. 16, ago. 1993.

PINHO, J. T. O "papel" do professor universitário no Brasil. Belém: 1997. 7 p. (Digitado).

TONTA, Y. Scholarly communication and the use of networked information sources. In: IFLA GENERAL CONFERENCE, 61., 20-26 Aug. 1995, Istambul. Istambul: IFLA, 1995. 106p. p.37-45. (Paper No 065-soc-l -E). ZIMAN, J.Conhecimentopúblico. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979. 164p.

Downloads

Publicado

25-03-1999

Como Citar

Targin, M. das G. (1999). AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAGÃO: ESTIMULO OU COERÇÃO. Transinformação, 11(1). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/10358

Edição

Seção

ARTIGOS