SERVIÇO DE REFERÊNCIA: ATITUDES REVELADAS

Autores

  • Maria de Cléofas Fraggion Alencar

Palavras-chave:

Bibliotecário - atitudes, Serviço de referência - competências

Resumo

O propósito foi investigar as relações entre opiniões de mestres e doutores da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação e de bibliotecários universitários participantes do VIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (1994) quanto a: atitudes desejáveis, habilidades e conhecimentos necessários ao Serviço de Referência. Também investigar relações dessas competências com: função desempenhada, concepção de principal função, produção intelectual, atividades profissionais e satisfação no trabalho. Os resultados mostraram que os sujeitos trabalham, principalmente, na Circulação e serviços aos usuários e existe possibilidade de disfunção do Serviço de Referência, em virtude da falta de diversidade de atividades desenvolvidas. A satisfação no trabalho dos mestres e doutores atuantes no Serviço de Referência pareceu comprometida, embora apresentassem produção intelectual relacionada ao trabalho. Os resultados sugerem que as relações encontradas quanto à avaliação das competências, na sua maioria, não estão de acordo com os parâmetros teóricos da área. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKER, S. L. & RUYE, E. D. Information and referral services - attitudes and barries: a survey of North Carolina Public Libra-ries. RQ, v.28, n.2, p.243-52, Winter, 1988.

BUTTLAR,L. & DU MONT,R. R.Assessing library science competencies : soliciting practicioner input for curriculum designo Joumal for Education for Library and Infonnation Science, v.3D, n.1, p.3-18, Summer, 1989.

DURRANCE, J. C. Reference success: does the 55 percent rule tel! the whole story? Library Joumal, v.114, n.7, p.31-36, April15, 1989.

ELZY, C.; NOURIE,A.; LANCASTER,F. W. & JOSEPH, K. M. Evaluating reference service in a large academic library. College & Research Libraries, v.52, n.5, p.454-65, Sept., 1991.

FID State of the Modem Infonnation professional1992-1993. The Hague, Netherlands. 175 p. 1992.

GERS, R. & SEWARD, L. J. Improving reference performance: results of a statewide study. Library Joumal, v.110, n.18, p.32-35,Nov i, 1985.

GRIFFITHS, J. M. & KING, D. W. New directions in Library and InfonnationScience Education: final reporto Rockville, Maryland: King Research, 1985.

HARRIS, R. M. Bibliographic instruction : the views of academic, special, and public librarians. College & Research Libraries, v.53, n.3, p. 249-256, May, 1992.

HERNON, P. & McCLURE, C. R. Unobtrusive reference testing: the 55 percent rule. Library Joumal, v.111, n.7, p.37-41, April15, 1986.

JACKSON, S. M. Reference education and the new technology. Refe-rence Librarian, n.25/26, p.541-555, 1989.

LARSON, M. E. Connecting to the electronic library : a paradigm shift in training reference librarians. Reference Librarian, v.30, 1990.

POWELL, R. R. Sources of professional knowledge for academic librarians. College &Research Libraries, v.49, n.4, p.332-40,Jul., 1988.

SCHMIDT, K. A. The education of the acquisition librarian: a survey of ARL acquisitions librarians. Library Resources and Technical Services, v.35, n.1, p.7-22, Jan., 1991.

SHONROCK, D. & MULDER, C. Instruction librarians: acquiring the proficiencies criticaI to their work. College & Research Libraries, v.54, n.2, p.137-149, Mar., 1993.

STIEG,M. F.Technologyandthe conceptof reference orwhatwill happen to the milkman's cow? Library Joumal, v.115, n.7, p.45-49,Apr 15, 1990.

THOMAS, J. Bibliographic instructors in the sciences : a profile. College and Research Libraries, v.49, n.3, p.252-62, May,1988.

WlGGINS, M.E. &HOWARD, D.H. Developing supportfacilities for BYU's bibliographic instruction programo The Journal of Academic Librarianship, v.19, n.3, p.144-148, Jul.,1993.

Downloads

Publicado

25-06-1996

Como Citar

Alencar, M. de C. F. (1996). SERVIÇO DE REFERÊNCIA: ATITUDES REVELADAS. Transinformação, 8(2). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/1612

Edição

Seção

ARTIGOS