Taxonomias navegacionais em sítios de comércio eletrônico: critérios para avaliação

Autores

  • Raphael da Silva CAVALCANTE
  • Marisa BRÄSCHER

Palavras-chave:

Comércio eletrônico, Navegação Web, Organização da informação, Sistemas de organização do conhecimento, Taxonomia navegacional

Resumo

Este artigo apresenta o resultado da pesquisa de mestrado que teve como objetivo propor e validar um conjunto de critérios para a avaliação de taxonomias navegacionais utilizadas em sítios de comércio eletrônico. A escolha do ambiente de aplicação considera o uso difundido das taxonomias nos sítios referidos. Em seu percurso metodológico, a pesquisa apresenta revisão de literatura, na qual se discutem aspectos teóricos acerca de taxonomias e comércio eletrônico. Dessa forma, são definidos dois critérios de avaliação: a Comunicabilidade e a Organização. A amostra selecionada para a aplicação dos critérios compõe-se de cinco lojas virtuais. O resultado da avaliação revela-se heterogêneo, com lojas classificadas com menções entre regular e excelente. Finalmente, os insumos obtidos são considerados consistentes e os critérios são validados. Reconhece-se a construção de taxonomias como uma atividade subjetiva, mas defende que recomendações mínimas devem ser consideradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aganette, E.; Alvarenga, L.; Souza, R.R. Elementos constitutivos do conceito de taxonomia. Informação e Sociedade: Estudos, v.20, n.3, p.77-93, 2010.

Catalani, L. et al. E-commerce. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

Cavalcante, R.S. Critérios para a avaliação de taxonomias navegacionais em sítios de comércio eletrônico. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2012.

Centelles, M. Taxonomies for categorisation and organisation in web sites. Hipertext.net, n.3, 2005. Available from: <http://www.upf.edu/hipertextnet/en/numero-3/taxonomias.html>. Cited: Oct. 23, 2011.

Conway, S.; Sligar, C. Building taxonomies. In: Conway, S.; Sligar, C. Unlocking knowledge assets. Redmont: Microsoft Press, 2002. Chapter 6.

Currás, E. Ontologias, taxonomia e tesauros em teoria de sistemas e sistemática. Brasília: Thesaurus, 2010.E-bit. Webshoppers. 24.ed. São Paulo: E-bit, 2011. Disponível

em: <http://www.ebitempresa.com.br>. Acesso em: 13 out. 2011.

E-Commerce Brasil. Top 10 lojas online brasileiras 2010/2011. 2011. Disponível em: <http://www.e-commercebrasil.org/numeros/top10-maiores-lojas-online/>. Acesso em: 13 out. 2011.

Fuoco, T. Guia valor econômico de comércio eletrônico. São Paulo: Globo, 2003.

Gilchrist, A. Thesauri, taxonomies and ontologies: An etymological note. Journal of Documentation, v.59, n.1, p.7-18, 2003.

Gomes, H.E. et al. Revisitando Ranganathan: a classificação na rede. 2006. Disponível em: <http://www.conexaorio.com/biti>. Acesso em: 13 set. 2011.

Kalbach, J. Design de navegação web. Porto Alegre: Bookman, 2009.

Maculan, B.C.M.S; Lima, G.A.B.O. Taxonomia facetada navegacional: agregando valor às informações disponibilizadas em bibliotecas digitais de teses e dissertações. In:

Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 12., 2011, Brasília. Anais... Brasília: Enancib, 2011. p.696-714.

Soler Monreal, C.; Gil Leiva, I. Posibilidades y límites de los tesauros frente a otros sistemas de organización del conocimiento: folksonomías, taxonomías y ontologías.

Revista Interamericana de Bibliotecología, v.33, n.2, p.361-377, 2010.

Terra, J.C.C. et al. Taxonomia: elemento fundamental para a gestão do conhecimento. TerraForum, 2005. Disponível: <http://biblioteca.terraforum.com.br/Paginas/TaxonomiaelementofundamentalparaaGC.aspx>. Acesso em: 14 ago. 2011.

Vital, L.P. Taxonomia como ferramenta para a representação do conhecimento em portais corporativos. Recife: UFPE, 2010.

Zhonghong, W. et al. Potential and prospects of taxonomies for organization. Knowledge Organization, v.33, n.3, p.160-169, 2006.

Downloads

Publicado

25-05-2014

Como Citar

da Silva CAVALCANTE, R. ., & BRÄSCHER, M. . (2014). Taxonomias navegacionais em sítios de comércio eletrônico: critérios para avaliação. Transinformação, 26(2). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6103

Edição

Seção

Comunicação