A influência dos boatos no mercado de ações: um estudo de caso com a Petrobras

Autores

  • Fábio Marques da CRUZ
  • Maria Yêda Falcão Soares de Filgueiras GOMES

Palavras-chave:

Fluxos informais, Capital imaterial, Oscilação de preço, Boato, Mercado de ações, Conhecimento tácito

Resumo

Este trabalho analisa a influência dos boatos nas oscilações de preços ocorridas na Bolsa de Valores de São Paulo entre os anos de 2007 a 2011, por meio de um estudo de caso com a Petrobras, empresa cujas ações tiveram o maior volume financeiro no período. Para tanto se utilizou o histórico de preços do mercado à vista fornecido pela bolsa. A partir do sítio da bolsa de valores, foram levantados os comunicados onde a Petrobras presta esclarecimentos em relação a informações não oficiais divulgadas pela imprensa. A análise desses documentos permitiu criar um diagrama para a representação das informações acerca dos boatos e categorizá-los por assunto. Esse diagrama foi aplicado a uma base de dados para armazenamento das informações coletadas nos comunicados. Em seguida, essas informações foram recuperadas para se analisar a influência dos boatos nos movimentos de preço. Os resultados comprovam que os boatos, assim como as respostas da empresa sobre eles, exercem influência nas oscilações de preço das suas ações. Os investidores, ávidos por informações para diluir a incerteza, tomam decisões com base em boatos apostando na credibilidade dos meios de comunicação que os divulgam, mesmo sabendo que nem sempre são informações confiáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLPORT, G.W.; POSTMAN, L. An analysis of rumor. Public Opnion Quaterly, v.10, n.4, p.501-517, 1947.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

KAPFERER, J.N. Boatos: o mais antigo mídia do mundo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.

KNAPP, R. A psychology of rumor. Public Opnion Quaterly, v.8, n.1, p.22-37, 1944.

LE COADIC, Y.F. A ciência da informação. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

MARTINS, V. O boato como simulacro: uma investigação sobre a comunicação no mercado financeiro. 2008. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

MÜLLER, L.H.A. Mercado exemplar: um estudo antropológico sobre a bolsa de valores. Porto Alegre: Zouk, 2006.

PETERSON, W.A.; GIST, N.P. Rumor and public opnion. American Journal of Sociology, v.57, n.2, p.159-167, 1951.

PRASAD, J. Psychology of rumor: a study relating to the great Indian earthquake of 1934. British Journal of Psychology, v.26, n.1, p.1-15, 1935.

Downloads

Publicado

25-11-2013

Como Citar

Marques da CRUZ, F. ., & Falcão Soares de Filgueiras GOMES, M. Y. . (2013). A influência dos boatos no mercado de ações: um estudo de caso com a Petrobras. Transinformação, 25(3). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6143

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS